domingo, 6 de novembro de 2011

Estrabismo - óculos novos


Já falei sobre este assunto, mas nunca é demais!

Estrabismo é um defeito no alinhamento dos olhos, ou seja, eles apontam para diferentes direções. No caso do João, para dentro – convergente.

‘Quando a visão binocular é normal (os dois olhos funcionam juntamente) ambos os olhos focalizam o mesmo alvo. A parte visual do

cérebro funde as duas imagens numa imagem tridimensional única. Quando um olho desvia, como ocorre no estrabismo, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Em crianças, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho mal alinhado e vê somente a imagem de um olho. Isto causa perda da percepção da profundidade e da visão binocular.

Adultos que desenvolvem estrabismo frequentemente têm visão dupla, pois o cérebro já está treinado a receber imagens de ambos os olhos e não consegue ignorar a imagem do olho desviado.


Os óculos ajudam a reduzir o esforço da focalização e podem endireitar os olhos. Ás vezes, óculos bifocais são necessários para o trabalho de perto. Colírios ou lentes especiais, chamadas prismas, também podem ser usados para endireitar os olhos.


Com o João a crescer, foi necessário adaptar os óculos! A nova aquisição!

Inicialmente azuis escolhidos pela mãe e depois a ‘guerra’ com o João que tinham de ser os pretos, iguais a um amigo da escola.

Surgem os vermelhos...! Lindos no seu rosto, divertidos e de acordo com a sua personalidade; mas o João não queria. Até porque o João é do Sporting. Mas nada como uma boa estratégia:

- João, com os vermelhos, consegues conquistar qualquer menina! Consegues as namoradas todas que quiseres.

- De repente oiço o Joãozinho:

- Sra. quero levar os vermelhos!



2 comentários:

Lu Bernardo disse...

Obrigada por compartilhar.

Beijos e um Feliz Ano Novo para vc e sua família.

Lu Bernardo disse...

Obrigada por compartilhar.

Beijos e um Feliz Ano Novo para vc e sua família.