segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aprender a Tabuada 2

 "Mais vale compreender pouco do que compreender mal." by Anatole France

Partilho convosco as nossas tentativas na aprendizagem da tabuada 2!

video
video
video

domingo, 27 de maio de 2012

Cartilha


A cartilhaa é bastante útil e eficiente como instrumento informativo e educativo, principalmente se com objetivos bem definidos e como um elemento adicional no contexto de estratégias ou planos mais amplos de comunicação e ensino. 
É utilizada como apoio na realização de atividades em sala de aula e em casa.

Download no Blog Atividades 

Boa leitura!

Fichas com base no Método das 28 palavras


O método das 28 palavras tira partido do potencial da imagem na aprendizagem da leitura e da escrita. É um método muito divulgado para crianças com dificuldades de aprendizagem e que tem resultados muitos positivos. 

As crianças com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) manifestam problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e, também, muitas vezes, evidenciam dificuldades de aprendizagem derivadas de fatores mentais, orgânicos ou ambientais.


Para estas crianças a aprendizagem da leitura e da escrita constitui a pedra basilar de que depende todo o seu percurso académico. Contudo, para o ensino destas competências básicas, é necessário recorrer a métodos baseados quase exclusivamente em suportes convencionais como seja o livro de texto, ilustrações, cartazes, etc.

O ato de ler e de escrever é um processo complexo que implica um conjunto de conhecimentos que a pessoa adquire ao longo da sua vida antes e durante o seu ingresso no ambiente escolar. É uma actividade cognitiva e não uma capacidade sensorial e auditiva que se pensava ser necessário para aprender a ler e a escrever. É uma descodificação e compreensão de representações gráficas e auditivas.

A aprendizagem da leitura e da escrita baseia-se em dois pressupostos fundamentais : o de retirar informação visual (sinais gráficos) e também o de compreensão do que se está a ler e a escrever.

O ingresso na leitura e na escrita é um processo de aprendizagem, de prática e de aperfeiçoamento. Antes desse ingresso, a criança já dominava a comunicação oral e usava-a de maneira autónoma e perfeita para ser entendida e compreendida pelos demais interlocutores.

Portanto, a aprendizagem da leitura e da escrita visa o mesmo objectivo, ou seja, dar uma autonomia para poder compreender e ser compreendido pelos seus interlocutores. - “aprender a ler e a escrever representa, nesta perspetiva, dar os meios que lhe permitam comunicar com outrem na sua ausência, exigindo-lhe desta forma a conquista de uma autonomia”.





Elaboração e disponibilização fichas


É importante o uso das fichas como recurso de memória. É importante a variedade, de forma a ser capaz de motivar, captar a atenção, e sobretudo desenvolver o nível de auto estima, valorizando na componente humana, para que consiga, de acordo com o seu ritmo individual, atingir as competências essenciais.

Atendendo às dificuldades apresentadas e diagnosticadas, as fichas são elaboradas com esse critério, que passam dos aspetos da linguagem oral e o domínio progressivo da leitura e da escrita. 

Assim como as noções básicas de cálculo e ainda alguns conteúdos do meio físico e social a elaboração destas fichas, surgem na necessidade, de continuamente arranjar diferentes estratégias e materiais pedagógicos.
 
Ninguém inventa nada, pesquiso e apoio-me em modelos já existentes, reinvento de acordo com as necessidades e objetivos traçados. São esses materiais que coloco aqui disponíveis para todos.
 
Todos os trabalhos estão ao dispor para os que desejarem utilizar, especialmente, alunos, professores e pais.
 
Espero que seja útil!

Download de novas fichas no Blog Atividades 

Tabuada do 2

Todos sabemos como o computador tem vindo a entrar cada vez mais cedo na vida das crianças. 
Desde a mais tenra idade que o ambiente informático lhes é familiar; trata-se de um mundo que as atrai devido às suas cores, ao movimento e aos sons, por isso aqui está mais um para vos ajudar!
Tabuada do 2: disponivel em: JOGOS DIDÁTICOS