segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Malformações de Chiari


Hoje o meu texto talvez não seja o mais positivo como sempre tento ser. Com a esperança que quero passar... mas a verdade é que a minha esperança era que nada mais acontecesse e... tenho de voltar a ter esperança!

RELATÓRIO 2011:

- Espectro de autismo

- Hiperactividade

- Défice de atenção

- Problemas emocionais

- Medicado...

- ... MALFORMAÇÃO DE CHIARI

Textos retirados da net para entender, pois já não consigo pensar, racionar... simplesmente apetece-me parar...

INTRODUÇÃO:

A síndrome de
Arnold-Chiari, ou má formação de Arnold-Chiari, consiste em uma mal formação rara e congênita do sistema nervoso central, localizada na fossa posterior da base cerebral. Esta malformação possui uma variabilidade de sinais e sintomas sendo que as principais consistem em alterações na estrutura do tronco cerebral e algumas vezes acompanhado de hidrocefalia.

A causa da Malformação de Chiari é desconhecida. Pode ocorrer durante o principio do desenvolvimento embrionário do cérebro e da medula espinal. Uma pequena fossa posterior anormal força o cerebelo para baixo.

Algumas pessoas têm também siringe ou siringomealia (que basicamente se trata de uma longa cavidade cheia de fluido que se desenvolve na medula espinal, danificando-a).

SINTOMAS:

Incluem perda de força (principalmente nas mãos), dor generalizada, dormência, perda da sensibilidade da temperatura, insegurança, visão dupla, dificuldade na pronúncia, dificuldade para engolir, vômitos, zumbido no ouvido, dores cervicais recorrentes e espasticidade, que consiste na contração persistente e involuntária de um músculo que progridem a partir das extremidades inferiores. torcicolo, opistótono, cefaléia, vertigens, paralisia das cordas vocais, apnéia, nistagmo congênito, dificuldade para deglutição, ataxia e atrasos no desenvolvimento.

TRATAMENTO:

Há muitas maneiras de tratar as malformações de Chiari, mas todas elas requerem cirurgia. A cirurgia é feita através de uma incisão na parte de trás da cabeça e do pescoço sob anestesia geral e visa a descompressão das estruturas nervosas e o restabelecimento da circulação do líquor.

Malformações muito graves Chiari podem ser fatais.

NADA MAIS CONSIGO ESCREVER...


9 comentários:

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

:(
Força e coragem!
beijinhos com muita fé

Dina disse...

Olá, olá

É duro, muito duro... uma dor inimaginável...
Contudo, acredita!
Acredita, que a tua força, a tua dedicação, o amor incondicional, irão, uma vez mais, ajudar a ultrapassar mais esta etapa no vosso caminho...

Muitos beijinhos e um abraço apertadinho

Isabel Santos disse...

OLÁ SOFIA
NÃO TENHO PALAVRAS PARA AMENIZAR A TUA DOR,APENAS TE DIGO QUE TE RECOMPONHAS E GANHES FORÇAS PARA A NOVA BATALHA.
UM BEIJINHO MUITO GRANDE
ISABEL SANTOS

Sandra Simões disse...

Desejo força, coragem e nunca deixar de sentir esperança, no entanto, por vezes, chorar e 'gritar a plenos pulmões' permite deitar para fora o peso do que por vezes é difícil carregar. Pelo que vi e leio no blog, esse amor, carinho e exemplo de coragem permite acreditar, continuar em frente, levando muita esperança e conforto a muitas casas, que de certo se identificam e buscam respostas face a tantas dúvidas que surgem diariamente!

Cumpts,

Sandra Simões disse...

Obrigada pela visita Sofia. Sinto que é uma mulher de coragem, mesmo quando se questiona, não somos todas nós, enquanto mães? :)

Tomei a liberdade de partilhar algo, que se calhar já lhe é familiar (não tive oportunidade de ler e aprender mais consigo através do seu blog).

Conhece isto? "There's a Boy in Here: Emerging from the Bonds of Autism"

A 1ª vez que li foi na versão francesa, pois encontrava-me ausente do país e fiquei maravilhada com a força e capacidade que o amor parental tem face ao Autismo.

Temos de acreditar que conseguimos mover, e o seu contributo é extraordinário (mesmo que lhe seja tão penoso).
Acredito que a sociedade acabará por se tornar mais empenhada e embrenhada na ajuda ao dia a dia na vida dos indivíduos com NEE, bem como às suas famílias que também elas, necessitam de todo o apoio e suporte!

Um bem haja!

Grilinha disse...

Minha querida

Consigo sentir a dor e incerteza do teu coração.

Reune as tuas forças e tenta ultrapassar mais este grande contratempo. Sabes que nem tudo é tão dramático como parece embora que possa não ser tão fácil como gostaríamos. Um beijinho de força.

SOFIA PAÇO disse...

Obrigada a todos! :)
Vou ser de novo internada - mais uma semaninha, mas nada de preocupante... lado positivo - vou ter tempo para reunir mais materiais para todos! :)
Costuma o primeiro impacto.. depois é sempre em frente! É mais uma pedra que vou conseguir tirar do nosso caminho... como todas nós que por aqui andamo, não é verdade?
Kiss para todos!
Mamã Sofia

Sonhos da Lori disse...

Você é de onde? tenho uma irmã com essa sindrome, gostaria de conversar sobre?
meu email é ismeriadepaula@hotmail.com

Anónimo disse...

Você é de onde? tenho uma irmã com essa sindrome, gostaria de conversar sobre?
meu email é ismeriadepaula@hotmail.com