quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Petição Publica | Educação Especial

Partilho de novo o meu pedido com um esclarecimento extra para quem tenha dúvidas se devem ou não assinar a petição. É preciso PARTILHAR e ASSINAR
A lei deve ser para todos, geral e abstracta, e por isso deve contemplar medidas educativas para todos os casos.
Por isso é que estamos a pedir a alteração da lei que neste momento só prevê medidas adequadas para casos "leves" e os casos "extremos". Acresce que a pratica tem revelado que é aplicado o CEI para casos que não são "extremos" e por isso com consequências indesejáveis e desnecessárias. Por isso é que é necessário existir uma medida intermédia.
Em todas as escolas onde existem unidades de ensino especial devem existir as condições de inclusão e integração que a lei prevê. As medidas de "facilitação" da matrícula são para evitar a discriminação de alunos com NEE no acesso ao ensino, não são para fomentar a discriminação entre escolas.
Como podem perceber a intenção desta petição é para alterar a lei e melhorar as condições para a educação especial de modo a que o trabalho feito no passado, quer pelo parlamento quer pelo conselho nacional de educação, não seja perdido e não sejam novamente adiadas as medidas necessárias.
Não são ideias originais minhas nem se trata só do meu filho. Existem muitas mais crianças na mesma situação e a necessitarem destas medidas.
Sugiro que leiam atentamente a recomendação feita pelo conselho nacional de educação disponível em http://www.cnedu.pt
É claro e não escondo que sou parte interessada e é sem qualquer vergonha ou embaraço que apresento o caso do meu João como exemplo. Não vou de certeza esconder a realidade nem meter a cabeça debaixo da areia. Muito menos esconder o meu filho com vergonha dele. Tenho muito amor por ele e orgulho-me das suas conquistas porque sei das dificuldades que tem.
Vou lutar até ao fim pelo que acredito ser o melhor para o meu filho e para todos os que estão na mesma situação.

Espero que partilhem e assinem!

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=educacaoespecial
Muito Obrigado! ♡

2 comentários:

Ica disse...

Ola sofia. Ja assinei e vou partilhar. Tenho um filho de 6 anos diagnosticado com uma PEA,esta no 1°ano inserido no ensino regular,tem um PEI,tem terapias auxiliares e apoio no colegio mas nao esta a ser facil,pois a instituição particular que frequenta praticamente ainda no 1° periodo ja o convidou a sair. Mas eu nao desisto e estou nesta luta consigo. Que o ano de 2016 nos traga mtas conquistas. Bjinho

Mamã Sofia disse...

Olá Ica,
muito obrigada!
Esta petição não é só pelo João. É por todos os meninos como o João, ao qual lhes querem roubar a possibilidade de sonhar e voar, simplesmente porque são diferentes e não se encaixam naquilo que a sociedade em Portugal estipulou que é normal.
Muitas Felicidades e muita força!