Sem dúvida foi uma experiência muito rica e intensa. O nervosismo e
ansiedade era imenso. Tínhamos 10 minutos para expor as nossas
preocupações e fundamentar o nosso pedido de alteração do regime de
ensino especial.
Cerca de 15 pessoas com grande peso de decisão
estavam disponíveis para nos ouvir. Através de um contador digital
conseguíamos ver o cronometro do tempo. Com a voz a tremer e num tom
muito emotivo consegui. Depois num discurso mais racional e formal
esteve o @André Valarinho estou tão orgulhosa! Fazemos um excelente
dupla.
Reforçamos todos os pontos já discutidos e abordados aqui:
Como mãe de um menino com um diagnóstico do espetro do autismo, sou
parte interessada nesta luta e apresento o João como exemplo.
De
facto a lei só prevê medidas para casos leves e casos extremos. Mais do
que descobrir a cura é permitir que crianças NEE sejam incluídas na
sociedade, com qualidade de vida, respeito pelos mesmos como seres e
crianças que são, e acima de tudo pelos seus sonhos.
Desde que uma
criança é sinalizada com este tipo de diagnóstico, é automaticamente
rotulado e começa a pressão para a sinalização com CEI e em vez de nos
focarmos no trabalho e conquistas que temos pela frente, começa a nossa
luta contra este preconceito e descriminação.
E usando o João como
exemplo, a verdade é que o João não lia, não escrevia ... Mas cada etapa
foi vencida. Mas etapas vencidas com muita luta e sofrimento. Com uma
medida intermédia, seriam anos que não se perderiam. E acima de tudo
permitiria trazer estabilidade para estas crianças, que todos os anos
têm de fazer novos amigos, conhecer novos professores, e novos
professores começarem todo um trabalho do zero. Com o final do ano
letivo, já temos o João a perguntar qual será a sua nova turma, como
serão os seus novos amigos, quais serão os seus professores... Perguntas
para as quais não temos resposta e que vai aumentando toda a sua
ansiedade, por toda a instabilidade que esta situação traz.
O que se pretende é um ensino justo com as mesmas oportunidades para todos.
Todos sabemos que a aplicação do CEI em casos não extremos traz
consequências indesejáveis e desnecessárias. Por isso é fundamental uma
medida intermédia, para que seja possível estas crianças irem atrás dos
seus sonhos e não lhes seja imposto algo que é a sociedade que define o
que tem para eles.
Depois da nossa intervenção foi a vez dos
srs. Deputados através do representante de cada grupo parlamentar com 3
minutos cada um. Alguns tiveram de ser chamados atenção para o tempo,
justificando-se que se tinham entusiasmado com o tema. Foi abordado a
necessidade de abranger esta zona cinzenta, de permitir estas crianças
sonharem e serem felizes! Gostei bastante da intervenção de todos, em
que alguns deixaram-me bastante orgulhosa e emocionada. A nossa
presença e intervenção fazia sentido para todos.
O que
concluímos é que existe uma preocupação por parte de todos, mas na
verdade não têm a certeza sobre como alterar a lei que consiga abranger e
beneficiar estas crianças na dita zona cinzenta, como tantas vezes lhes
chamaram.
Passo seguinte? Temos 2 caminhos e nenhum deles vamos descartar.
Reunir 35.000 assinaturas, constituir uma comissão e levar uma proposta
de lei para aprovação através de iniciativa legislativa de cidadãos. E
no imediato vamos fazer um resumo e mais uma vez fundamentar o nosso
pedido. Não podemos deixar o lugar da cadeira que ocupamos arrefecer. É
preciso continuar a insistir que mais do que discutir qual a melhor
medida a aplicar, como alterar, o que alterar; é preciso agir.
Todos concordaram que os problemas estão identificados, portanto com o
fim do ano letivo a chegar, não podemos deixar passar mais um ano a
discutir este tema. Não conseguindo distanciar-me na proximidade com
que vivemos este problema diariamente conclui dizendo que agora é
preciso agir... E num tom muito emotivo finalizei: é urgente!
Quando saímos tivemos alguns deputados que fizeram questão de nos
cumprimentar, como que nos dando força para continuar, sentindo-se
solidários connosco e felizes por existirem pais preocupados e
envolvidos. E estes pais preocupados e envolvidos não somos só nós, pois
também enviaram um agradecimento para todos os peticionários ☺️
Talvez o que consigamos já não vá a tempo para o João, mas que seja para os seguintes. Nunca será em vão.
Vale sempre a pena esta luta! ...
quinta-feira, 2 de junho de 2016
Audição | Peticionários da Petição n.º 92/XIII/1ª Alteração do Regime Juridico da Educação Especial
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