sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nova Escola



As férias terminaram. Novo ano lectivo, início das aulas = INSEGURANÇA.
Insegurança para o João? Nova escola, novos amigos, nova Educadora de sala, nova Educadora de Ensino especial – MUDANÇA...
Mas e nós PAIS?

Tudo altera-se também na nossa rotina! Terá sido a melhor escolha? Não tinha outra alternativa... novos horários, contacto com pessoas novas...

Então quando fui à reunião geral de pais. Sempre habituada a escolas privadas... nunca pensei assistir a algo tão assustador! Vi pais falarem uns por cima dos outros! Sem respeito pelas pessoas que vao tomar conta dos nossos filhos, que ajudam a educar...
Mas... não era suposto estarmos a falar das nossas crianças?
Quais os projectos?
Os objectivos?
Como funciona a escola?
Os trabalhos...
Apenas vi os pais a discutir sobre porque têm de pagar música para os seus filhos... porque é que é no horário escolar e não no ATL? Estamos a falar de um valor de 17€ para música e educação física!
Senti que perdia o meu tempo ali... estava no sitio errado... aquela escola não está preparada para receber o meu filho...

Mais tarde falei com a educadora de sala, e mais tarde com a educadora de ensino especial, e confesso que estou mais tranquila... mas sempre ansiosa, preocupada... é tudo muito diferente. Por isso também esta mudança deixa-me insegura...

A própria segurança da escola deixa muito a “desejar” – falta de auxiliares... o problema de todas as escolas públicas.

O João não pode entrar antes das 9 da manhã na escola! Quem os recebe é a Sr. da copa da cozinha! Nada tenho contra... mas cada um tem a sua função e especialidade. Esta não é com certeza a dela. Para além de que é ela sózinha que recebe os meninos desde o jardim de infância até aos meninos do 4º ano... ATERRORIZADA, foi como me senti. Impotente para proteger o meu menino. Tenho o meu pai desempregado... recorri a ele... o que me deixa muiiiiito mais tranquila. Mas isto não é solução!

Mas não posso desistir! Não posso voltar atrás. O João tem de estar preparado, tem de ser preparado para as mudanças e a saber defender-se e cuidar-se de si próprio!

Mais uma etapa nova nas nossas vidas.

Entretanto vou colocar disponivel o caderno que fiz com a Ana da APPDA – Histórias Sociais – que acho que ajudaram muito o João.
Já diz que tem um amigo que é muito rebelde! Ahahahah – estas são as palavras dele!
Ele tem um amigo? E sabe o nome dele? E usa um adjectivo para o “classificar”??? ahahahahaa...

Nem tudo é bom...
Nem tudo é mau...

“Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.”

2 comentários:

Mina disse...

Mamã Sofia
São normais essas dúvidas sempre que á alteração nas rotinas dos nossos filhos, mas não se culpabilize.Eles são surpreendentes e normalmente adptam-se com muita facilidade. Terá de trabalhar sim a adptação da escola a ele que aí costuma residir a maior dificuldade, mas nada, que não se ultrapasse.Esta é a minha experiência espero que lhe sirva de estimúlo e a tranquilize. Força e bjocas

Mrs_Noris disse...

Eu também me sinto assim...
As mudanças deixam as mães sempre muito inseguras. Mas temos de esperar algum tempo até que os nossos filhos se adaptarem ao novo ambiente e às novas pessoas. As pessoas também precisam de tempo para se adaptarem a eles. Eu vejo a professora do meu filho quase em pânico mas não vou voltar atrás para já, até porque ele já conhece a escola e os amiguinhos, vou esperar que a professora o conheça um pouco melhor. Veremos.
Beijos.