sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tempo - Ricos em ensinamentos

Durante este período aprendi que observar os meus meninos é mais rico e compensador para a minha vida do que qualquer outra experiência ou formação.

Existem professores formados em psicologia que sabem tudo da natureza humana e mesmo assim pouco têm para me dizer e/ou ensinar. Os meus meninos não sabem nada, e mesmo assim a vida deles é o meu maior ensinamento e o mais rico do Mundo.

Para eles cada dia é diferente do outro. O dia anterior foi o dia anterior, e não faz mais parte do passado. O novo dia é tudo o que lhes importa! Do dia anterior a única coisa que fica é o que aprendeu e mesmo assim não sabem disso. Pela frente existem situações novas, como se realmente fossem novas e dedicam-se a ela toda a sua energia e experiência acumulada.

Os erros que cometeram no dia anterior não se lembram mais. Apenas já sabem o que é errado, embora não se lembre como aprendeu isso. O importante é que já sabem como não devem fazer um coisa que já fizeram erradamente antes.

A capacidade que têm de não deixar para resolver depois. Tudo tem de ser solucionado naquele momento. Solucionado o problema, imediatamente é descartado.

Como não têm conhecimentos sofisticados e capacidade para complicar, as suas soluções são sempre simples e o mais directas possíveis. Na verdade para eles não são problemas, são aquilo que consideram básico de aprendizagem e motivação. Na verdade, se não tiverem desafios, tudo perde a graça, não é verdade? E nunca desistem...

Um novo dia para eles é de facto um dia. Tantas vezes que os vejo a brincarem com os brinquedos mais velhos como se nunca os tivessem visto antes!

O Mundo deles resume-se ao dia que estão dispostos para brincar e ao dia em que não estão.

É incrível a capacidade que têm de guardar para sempre os bons momentos. E não ter a capacidade de sentir a saudade ou lembrança mórbida dos bons e maus momentos!

Não contam os dias que já viveram ou ainda vão viver. A sua vida não se baseia nisso. Apenas sinto que têm uma sede enorme de aprender todos os dias.

Para eles viver é uma coisa tão simples!

A vida deles não tem o limite de 8 ou 24 horas. Esse tempo cronológico não existe para eles. Apenas existe o tempo psicológico. E esse tempo psicológico não trabalha dentro dos ponteiros dos meus relógios – é toda a sua vida naquele único minuto ou instante.

Quem mais me poderá ensinar a viver assim?

Quem mais me permitirá viver assim?

Quem mais...???


2 comentários:

Mina disse...

Mamã Sofia, boa sorte, para o resto da caminhada, fico sempre emocionada com as despedidas...
E tocada pela nostalgia, mas cada um segue o seu rumo.
Tudo tem o seu tempo...
Desejo-vos as maiores felicidades, e que continue, com essa "garra", empenhamento a ajudar o seu João,e o seu José, e os outros meninos que acompanha com as suas actividades...

Não costumo, deixar mimos, no blogue do meu filho porque entendo que as pessoas partilham com essa vontade.
Mas não consegui deixar de o fazer
a si, de tal forma fui tocada, talvez pela sua sensibilidade, não sei, apenas conheço o seu trabalho aqui nesta janela...
Mas algo me diz e pelo que me transmitiu através da sua escrita, que é uma pessoa de sentimentos, profundos...
O mimo está no blog asperger-eu, espero que goste...
Bjocas

sara sissé disse...

ao ler que o tempo para eles nao e 8 ou 24h cairam me as lagrimas,nao sei porque talves porque percebi que realmente para eles o tempo e o psicologico como diz.e emocionante a maneira como lida com o autismo esto sempre a espera de algu que me diga como ter ainda mais força e estas sus palavras sao tao confortantes para min e me fazem ver as coisas com outros olhos e bom gosto do seu blog!!