Podem fazer download dos vários calendários em: PartilharOmbroAmigo-PECS
Informação sobre calendários retirado do site EDIF - Projecto de Intervenção Multideficientes
Os calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de forma sequencial e que representam actividades a realizar, auxiliando a criança com multideficiência a compreender o que vai fazer.
Os símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objectos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança.
Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, motoras e cognitivas da criança.
Existem vários tipos de calendários:
* Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as actividades que vão acontecer a seguir.
* Calendário diário – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo do dia.
* Calendário semanal – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo da semana.
* Calendário mensal – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo do mês.
* Agenda – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.
Sugestões relativas ao uso de calendários:
- utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);
- conversar com a criança acerca das actividades organizadas sequencialmente;
- explicar que as actividades se realizam umas a seguir às outras;
- aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;
- criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;
- utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;
- adicionar informação em relação à actividade (por exemplo: local, com quem...);
- usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;
- utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das actividades realizadas.
3 comentários:
É um óptimo material, ideia e dica para quem trabalha com crianças que tenham este tipo de NEE. Muito Obrigado. É que mesmo que as crianças não tenham NEE estes exemplos são bons para qualquer altura. BJO e mais uma vez boa partilha**
Parabéns pelo espaço, pela sua força e pela luta diária. O João é um menino de sorte.
Muito bom mesmo!!! Já há muito tempo que planeei um espaço na parede do quarto do Principezinho JM para este fim... e nunca o concretizei por não saber bem a melhor forma de organizar todas as ideias. Obrigada pela preciosa dica!
Abraço
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