terça-feira, 1 de julho de 2008

Calendários

É um sucesso cá em casa, por isso tenho de partilhar...

Podem fazer download dos vários calendários em: PartilharOmbroAmigo-PECS


Informação sobre calendários retirado do site EDIF - Projecto de Intervenção Multideficientes

Os calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de forma sequencial e que representam actividades a realizar, auxiliando a criança com multideficiência a compreender o que vai fazer.

Os símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objectos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança.

Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, motoras e cognitivas da criança.


Existem vários tipos de calendários:

* Calendário de antecipação
– permite à criança antecipar os eventos ou as actividades que vão acontecer a seguir.

* Calendário diário – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo do dia.
* Calendário semanal – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo da semana.

* Calendário mensal – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo do mês.

* Agenda – permite à criança conhecer as actividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.


Sugestões relativas ao uso de calendários:

- utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);

- conversar com a criança acerca das actividades organizadas sequencialmente;

- explicar que as actividades se realizam umas a seguir às outras;

- aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;

- criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;

- utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;

- adicionar informação em relação à actividade (por exemplo: local, com quem...);

- usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;

- utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das actividades realizadas.

3 comentários:

Luminosa disse...

É um óptimo material, ideia e dica para quem trabalha com crianças que tenham este tipo de NEE. Muito Obrigado. É que mesmo que as crianças não tenham NEE estes exemplos são bons para qualquer altura. BJO e mais uma vez boa partilha**

Raquel Reis disse...

Parabéns pelo espaço, pela sua força e pela luta diária. O João é um menino de sorte.

Mãe Sisa disse...

Muito bom mesmo!!! Já há muito tempo que planeei um espaço na parede do quarto do Principezinho JM para este fim... e nunca o concretizei por não saber bem a melhor forma de organizar todas as ideias. Obrigada pela preciosa dica!
Abraço